Juiz de Fora, Sábado, 3 de outubro de 2026
Viver bem, todos os dias
Cultura

Cultura Artística retoma atividades no centro de São Paulo após reconstrução

Projetado por Rino Levi, teatro foi inaugurado em 1950, sofreu um incêndio em 2008 e reabriu em 2024 com novos espaços.

Cultura Artística retoma atividades no centro de São Paulo após reconstrução
Foto: Nelson Kon/Divulgação

Projetado por Rino Levi e inaugurado em 1950, o Cultura Artística retomou as atividades em 2024, depois de uma reconstrução iniciada após o incêndio que atingiu o edifício em 2008. O teatro preservou elementos da arquitetura moderna e o painel Alegoria das Artes, de Di Cavalcanti, instalado na fachada.

A Sociedade de Cultura Artística foi fundada em 1912 e, durante anos, realizou atividades de forma itinerante enquanto buscava uma sede própria no centro de São Paulo. Em 1919, comprou o terreno e encomendou um projeto ao arquiteto Ricardo Severo, mas a proposta não avançou por razões financeiras. Em 1942, Rino Levi foi convidado a desenvolver um novo projeto na área remanescente.

A Prefeitura aprovou a planta em 1945. As obras começaram em agosto de 1947, e o teatro foi anunciado nos jornais, em 25 de dezembro de 1949, como um “presente de Natal” para a cidade. A inauguração ocorreu nas noites de 8 e 9 de março de 1950, com concertos preparados por Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

Arquitetura e vida cultural

O edifício foi concebido para receber música erudita, teatro, dança e literatura, aproximando o público de produções nacionais e internacionais. O painel de Di Cavalcanti tinha a função de levar a arte de vanguarda ao espaço público e permanecer visível para quem passasse pela rua.

Para Marcos Carrilho, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o teatro se adapta ao centro paulistano e representa um momento de adesão mais explícita aos princípios racionalistas. Frederico Lohmann, diretor-executivo do Cultura Artística, destaca a integração entre estrutura, circulação, iluminação, conforto ambiental e artes plásticas.

Na década de 1960, o espaço foi arrendado para a Rede Excelsior de Televisão. O local recebeu estúdios de gravação e um auditório para programas ao vivo, além de abrigar as primeiras telenovelas diárias da televisão brasileira. Na virada para os anos 1970, o imóvel voltou à Sociedade de Cultura Artística desgastado pelas adaptações. Uma reforma coordenada por Rino Levi e Roberto Cerqueira César levou à reabertura em 1977.

Reconstrução depois do incêndio

O incêndio de 2008 destruiu cerca de 90% das estruturas do edifício. As salas Esther Mesquita e Rubens Sverner, equipamentos e parte dos acervos foram perdidos. O painel de Di Cavalcanti, porém, foi preservado pela proteção de uma porta corta-fogo e pela estrutura do prédio.

A obra passou por uma restauração de 18 meses, coordenada pela arquiteta portuguesa Isabel Ruas, que utilizou 1,2 milhão de pastilhas de vidro. O trabalho recebeu do Iphan o prêmio de melhor obra de restauro de 2012.

O projeto de reconstrução, assinado pelo arquiteto Paulo Bruna, não reproduziu integralmente o edifício de 1950. A área interna, incluindo a antiga sala de espetáculos, o palco, os camarins e a estrutura técnica, foi refeita com sistemas contemporâneos de acústica, climatização, segurança contra incêndio e acessibilidade. Uma estrutura metálica foi criada para garantir a estabilidade da fachada e do mural durante os trabalhos.

Atualmente, o teatro tem 760 lugares e um auditório flexível de 200 assentos. O conjunto também reúne novos sanitários, cafeteria, livraria e 11 salas de ensaio. A sala principal foi reduzida em relação ao projeto original, que previa cerca de 1.500 lugares, para priorizar apresentações de música de câmara e aproximar artistas e público.

A programação atual inclui música clássica, MPB, jazz e música eletrônica. No térreo, a Livraria Megafauna e um café ampliam a conexão do edifício com a vida cultural do centro de São Paulo. O espaço também passou a receber exposições de artes plásticas, uma utilização prevista nas plantas originais de Rino Levi. A primeira mostra é da artista Luísa Matsushita, com pinturas inéditas e uma instalação sobre memórias afetivas do centro de São Paulo e do Baixo Augusta, na primeira edição do ABERTO Solo.

Texto produzido pela Redação Horizonte Leve com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Receba nossa newsletterUma seleção diária, direto na sua caixa de entrada.

As mais lidas

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5